Sepultura - A-Lex (2009)

Posted by Marcelo Foxes | Posted in | Posted on 16:17

yeah, i'm back, vadjáina
para postar esse must-have do metal nacional(?) atual.

Uma laranja mecânica

Seguindo o que começou em Dante XXI, o novo álbum do Sepultura é outro álbum temático, feito em cima de uma obra literária: Laranja Mecânica de Anthony Burgess, 1962. E isso trouxe um conteúdo diferente e excelente para a parte lírica do álbum.

O álbum em si segue uma estrutura linear para "contar" a história: a primeira faixa é sobre o começo da obra de Burgess, assim como a última faixa é sobre o fim do mesmo.

Resumindo a obra de Burgess: num futuro onde a sociedade perdeu seus valores uma "gangue" de adolescentes se diverte diariamente com a ultra-violência: estupros, roubos e violência urbana.

"O início do abate ainda há raiva
O futuro é tão negro a emoção se foi
Falta confiança enterrados os profundos
Valores sádicos me assombram"
- Sadistic Values, Sepultura
Um partido do governo surge com uma solução que visa acabar com toda violência, através de tratamentos psicológicos que, embora eficientes em acabar com a violência, torna o paciente incapaz de lidar com problemas no dia-a-dia, de se defender e de ter sua liberdade. E o paciente é o narrador, Alex, que dá origem ao nome do álbum.
"Relógio dos nervos trabalhando, controlam meus braços As pupilas estão abertas para ver Jamais voltarei de onde eu saí Eu sou uma laranja podre curada pela força" - Metamorphosis, Sepultura
Outro detalhe interessante é que Alex é apaixonado por música clássica, e principalmente Ludwig Van Beethoven. Durante o tratamento, da mesma forma que Alex passa a ter aversão à violência e estupros, o mesmo acontece com a Nona Sinfonia de Beethoven.

E isso dá origem a uma surpresa do Sepultura: a faixa "Ludwig Van", uma versão do Sepultura baseada em composições de Beethoven. Aqui mais que em qualquer outra, se torna óbvia a influência que a música clássica passou a ter no Sepultura, influência esta que está presente em várias faixas do novo álbum. Mostra também a criatividade e habilidade de Andreas Kisser e Jean Dolabella em adaptar composições quase que perfeitamente.

Tracklist:
1. "A-Lex I" - 1:53
2. "Moloko Mesto" - 2:09
3. "Filthy Rot" - 2:45
4. "We've Lost You" - 4:13
5. "What I Do!" - 2:01
6. "A-Lex II" - 2:18
7. "The Treatment" - 3:23
8. "Metamorphosis" - 3:01
9. "Sadistic Values" - 6:50
10. "Forceful Behavior" - 2:27
11. "Conform" - 1:54
12. "A-Lex III" - 2:03
13. "The Experiment" - 3:28
14. "Strike" - 3:40
15. "Enough Said" - 1:36
16. "Ludwig Van" - 5:29
17. "A-Lex IV" - 2:46
18. "Paradox" - 2:15

Integrantes:
Derrick Green - vocal
Andreas Kisser - guitarra
Paulo Jr. - baixo
Jean Dolabella - bateria

Comments (0)